Nosso mandato pediu e o MP da Bahia acatou: Dra. Cloroquina vira alvo de ação civil pública
Por Equipe da Resistência

O Ministério Público da Bahia acatou a denúncia feita pelo deputado Hilton Coelho sobre a institucionalização do negacionismo científico e do "tratamento precoce" protagonizada pela ex-secretária de Saúde de Porto Seguro, Raissa Soares. Agora a médica é alvo de ação civil pública movida pelo MP, que a acusa de improbidade administrativa.


Raissa Soares já vem sendo alvo de críticas públicas feita PSOL de Porto Seguro. Com a representação impetrada pelo Mandato da Resistência, diversos movimentos populares esperam agora que a campanha negacionista da médica seja impedida. Além de propagandear o uso de medicação sem eficácia comprovada e com riscos à saúde da população, a ex-secretária também  ataca a vacinação e medidas corretas de combate ao Coronavírus.


No dia 15 de junho o deputado estadual Hilton Coelho teve uma reunião com a promotora de Justiça da Comarca de Porto Seguro, Lair Faria Azevedo, e reforçou as razões da representação apresentada  no dia 26 de abril.

Conhecida como “Dra. Cloroquina”, a médica ganhou fama nacional após promover tratamento contra a Covid-19 em Porto Seguro, ministrando a hidroxicloroquina e outros medicamentos sem eficácia comprovada.


Ao solicitar a perda do cargo de Raissa Soares, multa de R$ 50 mil e perda de direitos políticos por oito anos, o MP-BA aponta que pessoas que transferem para a Ciência suas convicções extremistas políticas devem ser impedidas de agir contra a vida promovendo charlatanismo, no mínimo.


A promotora Lair Faria Azevedo chegou a dizer em parecer que teses contra a Ciência não podem ser estimuladas. Os pronunciamentos da "‘Doutora Cloroquina' e oito anos de perda” contrários ao plano de enfrentamento à pandemia da Covid-19 são estímulos à morte e não em defesa da vida, algo que se espera de alguém responsável pela saúde pública.


Junto com o PSOL de Porto Seguro, o nosso Mandato da Resistência está atento à questão. Continuamos sempre #EmDefesaDaVida


@psolportoba