Projeto de Hilton Coelho que homenageia Sílvio Almeida é aprovado na ALBA
Por Equipe da Resistência

O deputado estadual Hilton Coelho #PSOL50 teve aprovado na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA) nosso projeto para a entrega de título de cidadão baiano ao professor, advogado, filósofo e militante do movimento negro Sílvio Luiz de Almeida.

As contribuições teóricas, bem como a militância no movimento negro, são valiosas para um Estado como a Bahia, com 23% de sua população se autodeclarando preta e 58% se afirmando parda, conformando mais de 80% da população como negra.

O jurista Sílvio de Almeida é responsável por tratar do conceito de racismo estrutural, em livro com o mesmo título, o que demonstra a força das ideias que identificam no racismo estrutural uma “chave explicativa poderosa para entender a atual situação de desigualdade racial/social e de violência que vivemos no Brasil”.

Não há a menor dúvida que Sílvio de Almeida merece ser agraciado com o título de cidadão baiano agora aprovado pela ALBA. O reconhecimento e a gratidão que o povo baiano tem de seu trabalho e esperança de que permaneça firme e fiel na luta do povo negro poderão ser mostrados na solenidade que em breve realizaremos.

Sílvio de Almeida é uma referência de credibilidade para as novas gerações nessa era dos influenciadores digitais. A força das suas ideias, aliadas à capacidade ímpar de se comunicar com os diversos públicos em diferentes públicos em diferentes plataformas. Ele conseguiu conectar, de modo magistral e didático, os fundamentos do seu conceito de racismo estrutural com questões atualíssimas, como a pandemia causada pelo coronavírus, e outras já conhecidas, como o genocídio e o hiperencarceramento negro no Brasil.

Sílvio de Almeida é formado em Direito pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e em Filosofia pela Universidade de São Paulo. É mestre em Direito Político e Econômico também pela Mackenzie, e doutor em Filosofia e Teoria Geral do Direito pela USP. Almeida ainda é diretor-presidente do Instituto Luiz Gama, professor da Mackenzie, da Fundação Getúlio Vargas e da Universidade de Duke.